CALOS E METATARSALGIAS
Problemas comuns e cotidianos nos pés, os calos surgem por uma reação fisiológica da pele ao aumento de pressão localizado. Dependendo do tipo de pressão, da forma que ocorre e do local específico de acometimento, veremos lesões de diferentes aspectos:
Calos interdigitais – ocorrem entre os dedos, são amolecidos, avermelhados e muito dolorosos
Calos localizados – são calos formados num ponto de pressão delimitado, em geral são endurecidos e dolorosos com pressão local
Calos difusos – ocorrem em áreas mais amplas de distribuição de carga, são menos pronunciados que os calos localizados e menos dolorosos.
A avaliação médica para diagnóstico é fundamental. Lesões dermatológicas, tumores e infecções podem simular calos e requerem tratamento específico. Além disso, os calos podem servir como porta de entrada para infecções potencialmente graves servindo de alerta principalmente aos pacientes diabéticos.
O tratamento irá depender especificamente da causa da lesão. Vão desde descompressão local, tratamento podológico até cirurgias para correção de proeminências ósseas que estejam provocando hiper pressão na pele adjacente.
Metatarsalgia é um nome genérico para várias situações que podem acometer a região dos dedos e metatarsos. Podem ocorrer por deformidades e alteração de suporte de peso na região, inflamações, neuromas, desgaste e ruptura de estruturas osteo ligamentares.
O diagnóstico etiológico pelo especialista em pé e tornozelo é fundamental para o planejamento de tratamento. A história do paciente aliada ao bom exame clínico já permitem definir a maior parte das suas causas e orientar o tratamento adequado. Exames de imagem podem ser necessários, mas nunca devem ser avaliados dissociados da avaliação clínica, muitas armadilhas e diagnóstico mal formulados ocorrem nessa situação específica, podendo levar a prejuízos no tratamento dos pacientes.