top of page

DOENÇAS DEGENERATIVAS

Os pés, por serem submetidos à carga intensa durante nosso ciclo de vida, podem desenvolver desgastes em suas estruturas anatômicas levando a uma série de consequências que podemos agrupar como distúrbios degenerativos.

Os principais tecidos que sofrem com essas alterações são as cartilagens, tendões e ligamentos. A lesão das cartilagens articulares é conhecida com artrose, caracterizada por um atrito exagerado articular com inflamações recorrentes, aumento de volume e alterações do formato dos pés.

 

Já as lesões degenerativas dos tendões e ligamentos, além de serem dolorosas, levam a um comprometimento funcional, com perda de força e desestruturação das relações entre os ossos dos pés também levando a deformidades progressivas e com graus variados de dor e comprometimento funcional.

 

Como exemplo ilustrativo, posso citar o pé plano progressivo do adulto, que é relativamente comum e atinge pacientes com idades mais avançadas. Estes notam dor e deformação em plano-valgo insidiosa, mas progressiva do pé.

bottom of page