top of page

LESÕES DO ESPORTE

Lesão Tornozelo atleta

LESÃO DO TENDÃO DE AQUILES

As lesões agudas do tendão calcâneo ou tendão de Aquiles estão frequentemente relacionadas a prática esportiva de pacientes de meia idade e atletas de final de semana.  Em geral, ocorrem durante uma contração vigorosa da musculatura da panturrilha contra resistência. O paciente relata um estalo no local comparado a uma pedrada que evolui com perda de função da panturrilha, inchaço e equimose local. 

 

O tratamento pode ser por reparo cirúrgico ou imobilização, mas isso vai depender da avaliação individualizada de cada caso pelo especialista em pé e tornozelo.  Pacientes com pouca demanda funcional e comorbidades se beneficiam mais de um tratamento não cirúrgico, enquanto há uma tendência a cirurgia daqueles com maiores graus de solicitação física.

FRATURAS MALEOLARES DO TORNOZELO

LESÃO LIGAMENTAR DO TORNOZELO

A articulação do tornozelo é a mais frequentemente lesionada por traumas e torções.  Essas lesões são conhecidas por entorses, ocorrem por uma solicitação exagerada dos ligamentos que podem sofrer graus variados de rupturas.  A abordagem dependerá da gravidade da lesão e das estruturas articulares comprometidas.  No atendimento inicial o mais comum é um tratamento para proteção e medidas anti-inflamatórias. Mas o acompanhamento médico pelo especialista em pé e tornozelo nos meses subsequentes é de fundamental importância, visto que essas lesões podem cursar com múltiplas sequelas que requerem conduta específica no tempo adequado. 

LESÕES E FRATURAS POR ESTRESSE

Com a maior conscientização da importância da atividade física para manutenção da saúde e qualidade de vida nota-se o aumento progressivo do número e gravidade das lesões do aparelho locomotor por estresse.  São lesões que ocorrem por uma demanda mecânica exagerada (estresse mecânico) dos tecidos, deflagrando inflamações, lesões e até fraturas dos mesmos.  Nesses casos, o diagnóstico adequado, além de ajudar a apontar a conduta de tratamento específico, deve proporcionar uma readequação das atividades físicas desse paciente.


Esse tipo de lesão também é muito comum em atletas de alto rendimento.  Esses pacientes por questões de aumento de performance e melhora de resultados estão mais sujeito a esse tipo de lesão.  Nesses casos, o ortopedista deve atuar conjuntamente com a equipe técnica e de preparo físico e nutricional a fim de ajustar os treinos para garantir o aumento de performance com segurança.

bottom of page