Com o desenvolvimento tecnológico da medicina e com o melhor conhecimento de tantos distúrbios que afetam os pés, o médico é atualmente capaz de tratar com confiabilidade e segurança seus problemas.
O espectro de atuação é muito amplo, vai desde o aconselhamento profilático, como na orientação de atividades esportivas e utilização adequada de calçados, até o tratamento cirúrgico de defeitos complexos por sequelas de trauma, infecção e tumores. Atua-se em todas as idades, desde o aconselhamento genético pré-natal e recém-nascidos até distúrbios degenerativos da idade avançada.
Inúmeras ferramentas de trabalho surgiram nas últimas décadas e permitiram o melhor conhecimento das doenças bem como melhor condição de tratá-las. Dentre os mais marcantes avanços posso citar:
o domínio da artroscopia para avaliação dos tecidos e articulações com microcâmeras,
o desenvolvimento da fixação externa avançada que possibilitou realizar alongamentos e correções angulares dos ossos das extremidades,
o desenvolvimento de implantes ortopédicos específicos para o pé e tornozelo, respeitando sua anatomia e sua marcada demanda mecânica,
o aperfeiçoamento dos estudos de imagem, incluindo ressonância magnética e ultrassonografia que pode hoje ser realizada no próprio consultório médico
a evolução dos microscópios cirúrgicos e aperfeiçoamento das técnicas de microcirurgia reconstrutiva que nos permite ligar vasos e nervos tão finos quanto um fio de cabelo, mas que podem ser decisivos em salvar um membro em vias de amputação.
É por essas e outras tantas razões que a especialidade amadureceu e ganhou envergadura como especialidade médica permitindo ao paciente acesso ao tratamento estruturado e baseados em evidências científicas das suas dores, deformidades, doenças e fraturas.
Dúvidas sobre a especialidade? Entre em contato conosco.
Comments